O neurocirurgião Luiz Severo é o único brasileiro participando do 38th Annual Evaluating and Treating Pain na Universidade de Harvard, em Boston (EUA).
O curso intensivo iniciou na última segunda-feira, 17 de junho, e conta com a presença dos maiores experts mundiais na área, trazendo temas relevantes e inovadores no tratamento avançado da dor.
A Universidade de Harvard é reconhecida mundialmente como uma das instituições de ensino mais antigas e respeitadas do mundo, liderando a produção científica de ponta em medicina de precisão e Pain Medicine (medicina da dor).
Harvard é considerada a melhor universidade do mundo pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU). Com uma história que inclui personalidades como Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg entre seus ex-alunos, a Harvard Medical School é um epicentro de excelência acadêmica e pesquisa inovadora.
Para Dr Luiz Severo, que atende nos estados de Pernambuco e Paraíba, estar em Harvard é uma oportunidade para oferecer tratamentos mais eficazes para a dor aos pacientes.
“Tem sido uma imersão em conteúdos inovadores em medicina da dor. Os experts de Harvard reforçam a importância do tratamento multidisciplinar no start da jornada do paciente com dor. Nós já institucionalizamos o atendimento multidisciplinar como protocolo nos nossos consultórios e os pacientes têm acesso a uma jornada agregada com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. Além disso, a imersão em Harvard tem trazido importantes discussões sobre abuso medicamentoso e procedimentos minimamente invasivos”, destaca o neurocirurgião.
O 38th Annual Evaluating and Treating Pain segue até sexta-feira, 21 de junho, com painéis, aulas magnas e hands on de procedimentos em dor.
Luiz Severo é neurocirurgião, especialista no tratamento avançado da dor crônica. É coordenador do Centro Paraibano de Dor (Cepdor), professor de pós-graduação em medicina da dor da Unifacisa e membro do programa de Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.