Dificuldades em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. De maneira clara, o álcool afeta o cérebro.
Alguns dos prejuízos causados pelo consumo do álcool ocorrem já nas primeiras doses ingeridas, e tendem a desaparecer tão logo o organismo termine de processar o etanol ingerido. Por outro lado, consumos mais intensos e frequentes podem causar prejuízos mais duradouros, que persistem mesmo depois de retomada a sobriedade.
O álcool já começa a agir sobre os neurotransmissores – substâncias responsáveis pelas trocas de mensagens entre as células cerebrais – quando tomamos uma taça de vinho ou uma lata de cerveja e ainda nos primeiros minutos.
A AÇÃO OCORRE PRINCIPALMENTE SOBRE DOIS NEUROTRANSMISSORES
🗣️ Ácido gama-aminoburítico (Gaba)
E um neurotransmissor inibitório. A ação do álcool aumenta a ação do Gaba, causando movimentos lentos e fala enrolada. Por isso NÃO PODE DIRIGIR APÓS A INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA!
🗣️ Serotonina
É um neurotransmissor que regula o prazer e o humor. O álcool libera mais serotonina, que é considerado o hormônio da felicidade, mais euforia – e, em alguns casos, atitudes que podem resultar em ações violentas.
Locais do cérebro onde o álcool 🍷 atua
⚠️Córtex pré-frontal;
⚠️Nucleus accumbeos
⚠️Tálamo
O mais importante nesse São João é se divertir com moderação !